Fórum Galaico Transmontano, das gentes e tempo de Aurum*


Lembranças de um dia com tempo solarengo, e expectativas por maravilhas a acontecer, antecederam as palavras que hoje vos trago neste artigo….

Com orgulho e laboro, o Fórum Galaico Transmontano organizou no passado dia 14 de julho, o VIII Encontro de Escritores e Jornalistas do Alto Tâmega – Barroso e Galiza, contando com o apoio do Município de Vila Pouca de Aguiar.
A par de outras iniciativas passadas e originais, o Fórum Galaico Transmontano, reuniu participantes e associados entre os quais, jornalistas e escritores, no Auditório da Misericórdia em Vila Pouca de Aguiar. A abertura da sessão foi realizada pelo adjunto da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Dr. Paulo Pimenta, e teve como moderador da sessão, o presidente do Fórum, Dr. Luís Dias de Carvalho.
Durante a manhã, os presentes assistiram ao debate, tendo como oradores: Barroso da Fonte, uma introdução aos seus estudos sobre D. Afonso Henriques, “Pio, Beato e Santo”; Frederico Justo Mendez, uma abordagem na estória de “Viriato: por el caminho de su historia”, Caudillo Lusitano, que deu nome à vila de Verín; o filólogo e historiador; Manuel José Carvalho Martins no tema das referências toponímicas na história de Vila Pouca de Aguiar e no concelho de Chaves, provando o seu vasto conhecimento linguístico e latino. E por último, o jornalista aguiarense, Dr. Agostinho Chaves, que abordou a relevância das novas aprendizagens culturais, alertando para o envelhecimento populacional, e elogiando o trabalho do município no envelhecimento bem sucedido e no bem estar físico e psicológico dos habitantes.
Os oradores desta sessão focaram a defesa da veracidade histórica e a sustentação científica dos seus temas de investigação e publicação, refletindo sobre a importância da divulgação dos estudos do Alto Tâmega, Barroso e Galiza, não só na valorização e divulgação nacional e internacional do património intercultural, mas também como marco revolucionário de autores que defendem a palavra do povo e das suas estórias, confrontando a forma como a História é por vezes relatada no círculo de intelectuais e utilizada no Sistema Político Português.
Durante a tarde procedeu-se à visita do Centro Interpretativo, na aldeia de Tresminas, nas imediações da Igreja de São Miguel. Os participantes foram acompanhados pela guia e arqueóloga, Patrícia, no núcleo museológico podendo conhecer o enquadramento histórico e natural da área mineira, através da tecnologia aplicada, e verificar o precioso impacto da época romana no aproveitamento do ouro e na aculturação dos povos indígenas.


 Maria Joana Carvalho
Membro associado do FGT



*Aurum, do latim, Ouro ou oiro.



FÓRUM GALAICO-TRANSMONTANO - CÍRCULO DE ESTUDOS E DIVULGAÇÃO
  • Morada
    URB FERNANDO DIAS BLOCO 2 3ºA, 5400-590
    SANTA MARIA MAIOR CHAVES
    VILA REAL
            REDES SOCIAIS-CLIQUEM AQUI
                                       ↓


REGISTOS

Dr. Barroso da Fonte                                               
À esquerda, o jornalista aguiarense, Agostinho Chaves, no meio o presidente do Fórum Galaico Transmontano, Dr. Luís Carvalho e à direita o historiador Frederico Justo Mendez.




         O Adjunto e representante do Município de Vila Pouca de Aguiar, Dr. Paulo Pimenta




                                                                                              Discurso de apresentação

 Grupo de visitantes no centro Interpretativo

Paisagem transmontana. Caminho para Tresminas








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vintage é sim, senhor(a), um objeto de desejo