Lembranças de um dia com tempo solarengo, e expectativas por maravilhas a acontecer, antecederam as palavras que hoje vos trago neste artigo…. Com orgulho e laboro, o Fórum Galaico Transmontano organizou no passado dia 14 de julho, o VIII Encontro de Escritores e Jornalistas do Alto Tâmega – Barroso e Galiza , contando com o apoio do Município de Vila Pouca de Aguiar. A par de outras iniciativas passadas e originais, o Fórum Galaico Transmontano, reuniu participantes e associados entre os quais, jornalistas e escritores, no Auditório da Misericórdia em Vila Pouca de Aguiar. A abertura da sessão foi realizada pelo adjunto da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Dr. Paulo Pimenta, e teve como moderador da sessão, o presidente do Fórum, Dr. Luís Dias de Carvalho. Durante a manhã, os presentes assistiram ao debate, tendo como oradores: Barroso da Fonte , uma introdução aos seus estudos sobre D. Afonso Henriques, “Pio, Beato e Santo”; Frederico Justo Mendez , uma abordagem na
2021, Mulher de Lilith Tanto tempo a pensar divino esforço que adormecendo deus sonhou consigo: Sonhou braços e pernas e cabeças, sonhou paisagens de mental pudor conversas calmas com o quase feito E esforçado ficou e exausto se quedou ao ver-se assim traído pela obra criada Só em sonho Ana Luísa Amaral
Saberão os sonhos dedilhar? HarpLand Do conhecimento arcaico poético e épico, a harpa existe séculos antes de Cristo, Babilônia e Mesopotâmia. Registos de pinturas e materiais arqueológicos provam a sua existência milenar, exemplos como a: tumba do Faraó Egípcio Ramsés III (1198-1166 a.C.), as esculturas na Grécia antiga, pinturas em cavernas do Iraque que datam desde 2900 a.C. e textos religiosos judaico-cristãos , África (povo Bwiti). A harpa rudimentar (lira), teve um papel cultural nos povos egípcios, gregos, romanos e até africanos. Deve-se a Celestin Hochbrucker, a criação da harpa sinfónica (caixa de pedais) em 1720, sendo posteriormente aperfeiçoada por É rard em 1810. Na Irlanda, a harpa céltica constitui o símbolo heráldico da bandeira do país e contam os bardos, que tocá-la adormecia a gentia ao inverso da gaita de foles que ressonava ao amanhecer. A sua forma triangular remete-nos para os arcos dos nossos primórdios caçadores, e a tensão
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